No início da década de 70 havia uma preocupação em criar programas infantis que de alguma forma pudessem educar as crianças. Foi desta forma que surgiu A Arca do Zé Colméia (Yogi´s Gang - 1973). O desenho partia de uma premissa interessante e que infelizmente continua atual: quando o seu habitat natural (o parque Yellowstone) é ameaçado pelo aumento descontrolado e irresponsável da civilização e da poluição ambiental, Zé Colméia, juntamente com seu parceiro Catatau e outros personagens do universo Hanna-Barbera (Dom Pixote, Pepe Legal, Plic e Ploc, Peter Potamus, etc...), constroem uma arca voadora. Ela é erguida no ar por um balão e movida por um poderoso e cômico motor: Maguila, o Gorila, que corre sobre uma esteira atrás de bananas.
Durante a viagem em busca do lugar perfeito para cada um dos animais, eles encontram e enfrentam vilões que personificam alguns dos defeitos e vícios humanos mais comuns. É assim que surgem personagens como a Iara-Faz-Sujeira ou o Gênio Insaciável.
O ponto alto do desenho é justamente esses vilões e as formas como agiam, já que é mostrado às crianças (de todas as idades) que todos estamos sujeitos aos males que eles encarnavam. Como exemplo disso, temos o Sr. Sujo (Mr. Sloppy), que se disfarça de Sr. Limpo para ludibriar os nossos heróis, e o "Sheik do Egoísmo" (The Sheik Of Selfishness), que entrega presentes ao Zé Colméia aconselhando não compartilhá-los com ninguém.
Comments