É um desenho animado produzido pela Filmation reunindo alguns dos heróis mais poderosos da DC como o Super Homem, Lanterna Verde, Flash, Eléktron e Gavião Negro.
No desenho Associação dos Justiceiros da América, deve-se observar que embora o Aquaman apareça na abertura do desenho, ele nunca participou de nenhum episódio.
Entre os integrantes desse poderoso grupo estavam: Super Homem, mais conhecido como Homem de Aço ele tinha o poder de voar, superforça e resistência, visão de raio-X e um corpo completamente impenetrável; o Homem de Verde, que com seu anel poderoso conseguia produzir o que quisesse para ajudá-lo no combate ao mal; Gavião, munido do poder de voar e superforça o herói ainda tinha à sua disposição uma nave superequipada; Relâmpago, cujo o poder estava ligado à sua grande velocidade, mas que no desenho praticamente se limitava a carregar o Atômico no ombro; já o Atômico poderia reduzir o tamanho do seu corpo.
No Brasil o desenho estreou na TVS em 1978 sendo apresentado dentro faixa intitulada Aquaman, apresentando apenas a segunda temporada do show, que incluía o herói marinho e os curtas dos demais personagens da DC Comics. A sessão era diária exibida às 13h30. O show foi cancelado na emissora já no ano seguinte.
Associação dos Justiceiros da América voltou apenas em 1984, ainda pelo SBT (TVS) permanecendo dentro dos infantis do canal até 1989. Chegou a ser apresentando pela Mara no Show Maravilha.
A dublagem da Herbert Richers mudou os nomes de muitos personagens traduzindo-os de forma literal e não como o público estava acostumado a ver nos quadrinhos. Naquele momento não existia uma interação entre os tradutores dos estúdios de dublagem e a editora DC Comics no Brasil. Desta forma alguns nomes de personagens foram mudados além de outros elementos como Kriptonita que passou a ser chamada de Kriptoniti.
Comments