top of page
Buscar
Foto do escritorVelharias Desenhos Antigos

Jornada nas Estrelas - Série Animada


Star Trek: The Animated Series (Jornada nas Estrelas - Série Animada no Brasil) é um seriado de desenho animado americano de ficção científica que se passa no universo de Star Trek após Star Trek: The Original Series da década de 1960. A série foi ao ar com o nome de Star Trek, porém ficou mais conhecida por seu retrônimo para diferenciá-la das outras séries da franquia. O sucesso da série original na sindicação e a pressão dos fãs para uma nova produção de Star Trek levou a The Animated Series entre 1973 a 1974, como fonte de aventuras da tripulação da USS Enterprise, até o lançamento do filme Star Trek: The Motion Picture, em 1979. TAS foi a primeira série de Star Trek a vencer um Emmy Award.


A série foi produzida pela Filmation em associação com a Paramount Television e teve duas temporadas entre 1973 e 1974 na NBC, com um total de 22 episódios de meia hora de duração. Uma proposta inicial da Filmation tinha crianças como os personagens antigos. De acordo com Norm Prescott, a Paramount ofereceu uma grande quantia de dinheiro para Roddenberry deixar o controle criativo da série, e deixar a Filmation proseguir com a ideia de "crianças cadetes no espaço". Ele recusou. A Filmation iria mais tarde desenvolver esse ideia com sua própria série Space Academy, em 1977.


Os roteiristas da série usaram, essencialmente, o mesmo guia de roteiristas que foi usado em Star Trek: The Original Series.


Enquanto a liberdade da animação permitiu uma grande variedade de paisagens alienígenas e aliens, as restrições de orçamento foram um problema e a qualidade da animação era apenas razoável, com um grande re-uso de cenas (algo comum em programas da Filmation). Havia também erros ocasionais, como um personagem aparecer onde não deveria, ou um personagem que deveria aparecer na tela principal aparecer na frente dela, indicando um mal ordenamento de telas. Eram tipicamente erros isolados. Ocasionalmente, entretanto, partes dos episódios eram animados de uma forma e qualidade quase cinematográfica.


A maioria das vozes dos personagens era interpretada pelos próprios atores da série original. Apesar da liberdade da animação permitir grandiosas paisagens alienígenas, o orçamento era escasso e a qualidade da animação era pobre. Alguns episódios foram escritos por conhecidos autores de ficção científica. Os acontecimentos desta série não fazem parte da cronologia oficial do universo Star Trek, algo que causou muita controvérsia junto de alguns fãs, visto ser a única série televisiva em que tal coisa acontece.


No Brasil, a série foi exibida em meados dos anos 70 pela Rede Tupi, nos anos 80 pela Rede Bandeirantes, depois reprisada pela TV Manchete, Rede Bandeirantes e Rede Record, nos anos 90.Em Portugal, a série passou praticamente despercebida na RTP2, nos anos 80. Esta série já foi lançada em DVD no mercado brasileiro.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page