top of page
Buscar
Foto do escritorVelharias Desenhos Antigos

Os Marvel Super Heróis - 1966


The Marvel Super Heroes (conhecida no Brasil como Os Marvel Super Heróis) é uma série de desenho animado canadense-estadunidense protagonizada por cinco super-heróis da Marvel Comics. Foi exibida na televisão estadunidense em 1966 e foi a primeira série de televisão da Marvel Comics. Sendo uma oportunidade para muitos fãs conhecerem as histórias de Stan Lee e principalmente os desenhos clássicos de Jack Kirby, Steve Ditko e Don Heck, e outros artistas de destaque da chamada Era de Prata dos Quadrinhos.


Foi produzida por Grantray-Lawrence Animation, e dirigida por Grant Simmons, Ray Patterson e Robert Lawrence e foi ao ar no período de 1 de setembro de 1966 até 1 de dezembro de 1966, com 65 episódios de 30 minutos cada. Estrelavam cinco super-heróis: Capitão América, Namor, Homem de Ferro, Thor e Hulk, planejados para serem exibidos um em cada dia da semana. As aventuras de cada um dos heróis tinha três segmentos, que duravam cerca de 7 minutos (foram ao todo 195 segmentos). Os segundo e terceiros segmentos apresentavam um resumo do anterior, antes de continuar com a ação, conforme era prática nas histórias em quadrinhos. A abertura possuía as famosas músicas, cujas versões dubladas ficaram muito conhecidas no Brasil como os "hinos" dos respectivos heróis.


Stan Lee disse que não se lembrava da reação dos artistas envolvidos no programa, mas pessoalmente, afirmou: "Eu queria poder afirmar que escrevi as letras dos temas musicas, porque acho que elas são brilhantes, mas, infelizmente, não fiz". Doug Wildey e Sparky Moore foram responsáveis pelas ilustrações usadas no segmento de Namor.


A série, produzida em cores, teve uma animação extremamente limitada produzida por xerografia, consistindo em imagens fotocopiadas tiradas diretamente dos quadrinhos e manipuladas para minimizar a necessidade de produção de animação. A série é vista como uma precursora dos chamados "motion comics".


Os desenhos foram apresentados como uma série de imagens estáticas de histórias em quadrinhos; geralmente as únicas partes animadas foram os lábios, quando um personagem fala, e por vezes os braços ou pernas. Por ter uma animação extremamente precária, a série ficou conhecida no Brasil como "Desenhos Desanimados da Marvel". As séries utilizaram histórias inteiramente originais, exibindo desenhos feitos por Jack Kirby, Steve Ditko e Don Heck, entre outros artistas. Os fãs e os historiadores chamam essa época de Era de Prata dos quadrinhos.


A série animada foi lançada no Brasil em 1967 pela TV Bandeirantes juntamente com as revistas em quadrinhos da EBAL, que adquiriu a licença com a APLA (Agência Periodista Latino-Americana) e a Transworld Features Syndicate. Uma grande campanha publicitária foi feita pela Standard Propaganda, onde foram distribuídos exemplares das revistas gratuitamente para quem abastecesse nos postos Shell, além de bonecos lançados pela Atma.


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page