Picolino (em inglês: Chilly Willy) é um personagem de desenho animado, um pinguim antropomórfico, criado pelo animador Paul J. Smith nos estúdios de Walter Lantz em 1953, como parte do show do Pica-Pau. Picolino alcançou um relativo sucesso, chegando a ser o segundo personagem mais popular de Walter Lantz e da Universal Studios, perdendo apenas para o Pica-Pau. Apesar de ser anterior às 70 e 80, foi muito reprisado nesta época, aparecendo até hoje na TV.
Picolino é um pequeno pinguim que mora no Polo Sul, apesar de não gostar do frio. Adora comer peixe e se manter aquecido, o que acaba por sempre metê-lo em confusão, mas está sempre pronto para ajudar o seu amigo Pica-Pau, mesmo morando no Polo Sul. É conhecido por sempre usar um gorro vermelho e branco, o qual nunca tira.
Picolino adora roubar os peixes de Leôncio (uma morsa sueca, inimiga do Pica-Pau), e vive incomodando o cachorro Smedley. Nos últimos desenhos da série, Picolino passa a ter outro amigo, um urso-polar chamado Maxie. Outro personagem recorrente nos desenhos de Picolino é um albatroz chamado Albo.
Nos desenhos mais antigos, o Picolino falava. Hoje em dia, ele só fala cochichando no ouvido de outras personagens. A nova mudança agradou em cheio aos fãs, que dizem que, isto ajudou a tornar a personagem muito expressiva. Sua aparição dos desenhos antigos foi até 1972, ano que Lantz fechou o estúdio.
Comments