top of page
Buscar
Foto do escritorVelharias Desenhos Antigos

Tom e Jerry MGM (1940 - 1967)


Tom e Jerry é a mais tradicional e influente série de curta-metragens de cinema criada por William Hanna e Joseph Barbera para a Metro-Goldwyn-Mayer, cujo tema é a eterna rivalidade entre um gato doméstico chamado Tom e um rato chamado Jerry.


O Período Hanna-Barbera (1940-1958)


A dupla começou em um curta da MGM chamado "Puss Gets the Boot", que foi para os cinemas em 10 de fevereiro de 1940. O produtor Fred Quimby pediu a William Hanna e Joseph Barbera que desenhassem um curta, e a dupla de animadores teve a ideia de um desenho onde um gato perseguia um rato. Neste curta Tom se chamava Jasper e Jerry se chamava Jinx.[1] Somente depois os produtores batizaram os personagens de "Tom e Jerry". William Hanna e Joseph Barbera escreveram e dirigiram mais 113 episódios entre 1940 e 1957, a partir do segundo episódio, os animadores Kenneth Muse, Irven Spence, Ed Barge, Ray Patterson foram indicados para a animação dos personagens. Cada um deles dava um traço diferente para cada personagem, que mudava rapidamente de uma cena para a outra. Destes episódios, 93 foram produzidos por Fred Quimby (apesar da proeminência do seu nome nos créditos da produção, artisticamente falando, Quimby não teve participação alguma na produção da série animada).


Quando a MGM Cartoon Studio (local onde os desenhos eram produzidos) foi fechada, causou o fim do desenho original. O último dos 114 episódios foi lançado em 1958. A série original ganhou o Oscar de melhor curta de animação sete vezes.


O Período Gene Deitch (1960-1962)


Em 1960, a MGM decidiu produzir novos curtas de Tom & Jerry, aproveitando o sucesso que a Warner ia tendo com as curtas dos Looney Tunes nos cinemas, então, o produtor William L. Snyder fez um acordo com o diretor Gene Deitch e seu estúdio, a Rembrandt Films para continuar a produzir o desenho em Praga, na Checoslováquia. Foram ao todo produzidos 13 curtas pela Rembrandt Films. A dupla havia participado, na mesma época, da produção de alguns episódios de Popeye no grupo de produtores para o seriado de TV coordenado pela King Features Syndicate. Nesse tempo de produção dirigido por Gene Deitch, Tom era o mascote de um homem que tinha problemas em controlar seus nervos e ficava facilmente irritado e furioso quando o Tom causava algum problema (fato bastante visível quando seu rosto ficava vermelho). O rato Jerry também morava em um buraco da casa, assim como na época de Hanna Barbera, para o azar de Tom.


Os desenhos produzidos por William L. Snyder e realizados por Gene Deitch foram muito criticados de forma negativa por adotar um formato totalmente diferente da série original, abusando da surrealidade, misturando vários movimentos dos personagens extremamente exagerados, adição e efeitos sonoros bizarros e utilização excessiva de reverberação, além de diversas enfatizações gráficas. Alguns fãs detestaram e detestam esta fase de Tom and Jerry.


Como eram produzidos na chamada Cortina de Ferro (em Praga, capital da então comunista Checoslováquia) não constava nos créditos no fim dos desenhos a frase "Made in Hollywood, USA", mas sim "A MGM Cartoon", numa tentativa de esconder o local da produção.


O Período Chuck Jones (1963-1967)


O leão da MGM na abertura das curtas do período Chuck Jones (1963-1967) foi substituído por Tom, tentando imitar os seus gemidos.

Depois que o último desenho produzido por Deitch foi lançado, Chuck Jones tinha sido despedido da Warner Bros. por ter violado o contrato na produção do curta Gay Purr-ee.


Após trabalhar na Warner Bros. mais de trinta anos, Jones iniciou o seu próprio estúdio de animação, a Sib Tower 12 Productions, com seu amigo Les Goldman. Então, a MGM contratou ele e seu estúdio para produzir os novos desenhos da série. Ao todo, a Sib Tower produziu 34 curtas entre 1963 e 1967.


Jones fez diversas adaptações dos personagens, mudando as suas personalidades e fazendo algumas mudanças na aparência de Tom, que teve a sobrancelha mudada e ganhou um tom de cinza mais claro semelhante ao da série original, e Jerry, que teve os olhos aumentados, a orelha mais arredondada e uma cabeça mais expressiva. O leão da MGM na abertura das curtas foi substituído por Tom, tentando imitar os seus gemidos.


A MGM parou a produção de Tom & Jerry em 1967, época em que já tinha comprado a Sib Tower 12, renomeando-a de MGM Animation/Visual Arts. O último curta produzido foi Purr-Chance to Dream, que também é o último episódio da era de ouro de animação americana dos personagens.



27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page